Educação Infantil

Em nossa proposta pedagógica, consideramos que é preciso, em primeiro lugar, admitir que a educação infantil tem uma dupla dimensão, a de cuidar e a de educar. Assim, cabe a essa fase escolar proteger a criança, garantir que ela se desenvolva de forma saudável e íntegra sem, no entanto, esquecer que esse desenvolvimento depende também do acesso aos bens culturais que são de direito da criança conhecer e se apropriar. Por isso, assumimos que o processo de constituição de sujeitos no mundo da cultura, que chamamos de educação, não se dá apenas por transmissão de informações, mas por produção de sentidos e de significados por parte de quem aprende.

Acreditamos que das experiências que a criança tem na educação infantil não resulta apenas o que consideramos tradicionalmente como conhecimento. Por isso, ao pensarmos em uma proposta para educação infantil, é preciso defender o direito de a criança ser criança. Isso significa que, no espaço das aprendizagens, deve haver lugar para a fantasia, o brincar, o cuidar, de modo que a criança possa transformar a escola e se transformar por ela. É importante ainda que haja lugar para o gosto, a sensibilidade, o desenvolvimento de habilidades sociais, o domínio do espaço, do corpo, das modalidades expressivas, para a curiosidade, o desafio e a oportunidade para investigação e resolução de problemas.

 

Coleção Gira Mundo (Cirandinha)

O brincar como forma de expressão da cultura é o eixo de trabalho da coleção de Educação Infantil UNINTER, que prioriza fundamentos e recursos essenciais a práticas de cuidado e educação, nos aspectos físico, emocional, afetivo, cognitivo, linguístico e social.

A Coleção Gira Mundo assegura, por meio de diferentes experiências educativas, a aprendizagem e oportuniza à criança o contato com o mundo e as formas de expressão que nele ocorrem.

O projeto educativo da coleção aborda temas sociais, valoriza práticas de escrita, de desenho, do brincar, do cantar, de ouvir histórias, poesias e narrativas em diferentes contextos, respeitando as características da criança de 18 meses a 2 anos.

A infância vivida pela criança é repleta de histórias, saberes e modos diferentes de ver e viver o mundo, fundamentais para a formação da identidade e da autonomia.

Projeto Ciranda

Um currículo de Educação Infantil que respeite o direito da criança de ser criança e que possibilite a construção de conhecimentos formais e sociais é premissa que está no cerne do Projeto Ciranda.

Embasado nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e nas pesquisas mais recentes acerca da educação da infância, o material está organizado por faixa etária e oferece propostas que respeitam as especificidades das crianças de 3, 4 e 5 anos.

O material contempla os cinco eixos propostos pelos documentos oficiais – Linguagem oral e escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Arte e Música e Movimento– nos quais são indicadas atividades que valorizam o brincar, a interação, a nutrição estética e a resolução de problemas.

No Projeto Ciranda, a escolha das atividades está dirigida ao desenvolvimento de habilidades de pensamento e de noções e conceitos em todos os eixos. Por meio delas, os alunos são desafiados a participar, sentindo-se capazes de vencer as dificuldades com as quais se defrontam, estimulados a perceber seu progresso, controlar e rever seus erros, seus avanços, compreendendo seu próprio processo de aprendizagem.

Além do portfólio do aluno, do livro do professor e dos recursos necessários para a realização de todas as atividades individuais e coletivas, o Projeto Ciranda oferece a formação continuada para a equipe docente e a gestão das escolas parceiras.

Um material didático de qualidade associado ao apoio à escola fazem do Ciranda uma proposta pedagógica cujo objetivo central é oferecer às crianças uma educação de qualidade e um ambiente lúdico e feliz.

Com o Projeto Ciranda, a escola se transforma em um espaço de aprendizagens para a fantasia, o brincar, o cuidar, de modo que a criança possa transformar a escola e ser transformada por ela.

(Fonte: http://projetociranda.com.br/sobre-o-projeto/)

https://www.youtube.com/watch?time_continue=402&v=x9OZIHO568M