Como todos sabem, a alimentação é um fator primordial para o crescimento e desenvolvimento adequado de crianças e adolescentes. Um estado nutricional deficiente acarreta no retardo do crescimento, além de comprometer o sistema nervoso central devido ao surgimento de doenças infecciosas e da desnutrição.

Por outro lado, deve-se atentar ao consumo exagerado de alimentos calóricos e com baixo valor nutricional, o que pode desenvolver sobrepeso e, consequentemente, a obesidade infantil. As crianças passam grande parte do dia no ambiente escolar, e nesse momento, os pais devem sempre se manter informados quanto ao comportamento de seus filhos, e principalmente, sobre a alimentação que é realizada neste período. Para garantir um aporte nutricional adequado, o lanche escolar deve conter um tipo de proteína láctea (leite, iogurte, queijos, requeijão light), um tipo de carboidrato (pães integrais, bolacha sem recheio, bolo simples), uma fruta e um líquido (água, água de coco, suco de fruta integral). Não deverá entrar na lancheira das crianças, salgadinhos de pacote, frituras, bolachas recheadas, bolos recheados e com cremes, doces, refrigerantes e suco industrializado. Veja abaixo algumas combinações de lanchinhos saudáveis:

Opção 1: 2 fatias de pão de forma integral com grãos + 2 colheres (sopa) patê de frango desfiado com cenoura ralada (substituir a maionese por requeijão light ou iogurte natural) + 1 fatia pequena de melão picado + 1 garrafinha de água.

Opção 2: 1 fatia pequena de bolo de cenoura simples sem cobertura + 1 garrafinha de iogurte de frutas + 1 cacho pequeno de uva sem semente.

Opção 3: 1 fatia de pão sírio + 1 fatia grande de queijo branco com alface picada, milho e tomate cereja + 1 pera + 150 mL de suco natural de laranja.

Opção 4: 2 colheres (sopa) de mix de oleaginosas (castanha do Pará, castanha de caju, nozes, amêndoas) com frutas secas (uva passa, damasco) + 200 mL de bebida láctea light + 1 banana.

Opção 5: 5 bolachas integrais de aveia (sem recheio) + 1 unidade de leite fermentado + 1 maçã + 1 caixinha de água de coco.

Importante: Não se esqueça de enviar diariamente na lancheira, uma garrafinha de água. É essencial este item para manter a criança sempre bem hidratada. Outro assunto que vale ressalvar é a importância de ler o rótulo dos alimentos, antes de comprá-los. Dê preferência aos alimentos com pouco açúcar, baixo teor de gorduras e reduzidos em sódio.

 

Rafhaella Fávero Roberti
Nutricionista | CRN3 50345
E-mail: nutrirafharoberti@gmail.com
Tel: + 55 11 94808-8466
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